mp

segunda-feira, janeiro 09, 2006

Priceless

Estava a fazer zapping e passei pela RTPÁfrica. Estava a dar um filme de pretos, dos anos 70, com uns nativos a fazerem um ritual no meio da selva... "Tell to my father that today I will become the king of Amazulus" dizia um preto semi-nu cheio de penas e com uma lança na mão. Lindo.

Compreendo e até apoio o esforço da RTP para socializar os negros e mostrar-lhes um pouco da sua cultura. Mas mais uma vez se prova a incompetência de quem trabalha naquela estação: um programa sobre rap ou uns vídeos da MTV ficavam mais baratos e reproduzia mais fielmente os gostos e a cultura dos pretos de hoje em dia. Os negros europeus identificam-se tanto com as tribos como os brancos com os sistemas feudais.

PS: O mais engraçado é que o filme até era bom, melhor do que a média dos que passam na "Lotação esgotada".

1 Comments:

Blogger Guedes said...

Já confirmei na programação da RTP África. No outro dia apanhei o anúncio e fiquei cheio de vontade de ver isso. A série chama-se «Shaka Zulu» e foi uma das preferidas da minha infância. Até porque um dos meus melhores amigos, que vivia no bairro da lata em frente de casa, tinha uma quantidade incontável de irmãos. E o mais velho, espécie de chefe e herói do bairro, chamava-se (ou chamavam-lhe) Shaka.
Essa série é um verdadeiro clássico. Tenho que ver o próximo episódio.

10:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home