mp

domingo, março 05, 2006

Oscars 2006

Confesso que não acredito muito na justiça dos Oscars. Acho que aquilo está tudo feito à partida, mas como vi os cinco filmes nomeados vou dizer o que penso e revelar em quem votava se fosse eu a atribuir as célebres estatuetas.

Actor Principal: Philip Seymour Hoffman - Extraordinária a sua interpretação em Capote, e não digo isto pelos tiques, trejeitos e tudo o mais que ele aprendeu em dois meses. Digo-o porque o filme é ele e pouco mais. Melhor falando, o filme é 94% ele. Não o tinha em grande conta, mas este filme vai marcar, indubitavelmente, uma reviravolta na sua carreira. Já ganhou!!(Capote)

Actriz Principal: Felicity Huffman - Notável revelação para quem vem de uma série que puxa pouco pelas suas protagonistas - muito embora seja um sucesso. Transamerica não me apelava muito mas depois confirmei que tem qualidade, por culpa, essencialmente, de FH. Não me admirava que Reese Whiterspoon (Walk the Line) fosse a feliz contemplada... apesar de não merecer.

Nos dois casos acima julgo que eu e a Academia vamos estar em uníssono

Melhor Filme: Para mim, e sem grandes dúvidas, Colisão é o merecedor do prémio. É o melhor dos cinco e tem uma história que prende do primeiro ao último minuto. Don Cheadle transmite alma, Sandra Bullock fantasia mas há mais, muito mais. Colisão perdurará no tempo. Mas já sei que a Academia vai dar o prémio a Brokeback Mountain. Não entendo como Good Night and Good Luck está nomeado e o Fiel Jardineiro nem por isso. Critérios esquisitos...

Melhor Realização: Munique (Steven Spielberg) - Não é o melhor filme mas é o que, na minha opinião de leigo, está melhor realizado. Repleto de detalhes, Munique é daqueles filmes longos que têm o condão de abreviar o tempo, para infelicidade de quem o vê. Notável obra de Spielberg, possivelmente o melhor filme que já fez. Mas o melhor é esquecerem isto tudo porque a coisa está feita para o Ang Lee.


Logo à noite saberemos os resultados...

2 Comments:

Blogger Guedes said...

Sinceramente, os meus conhecimentos sobre cinema são mais que básicos. Não vi nenhum dos filmes que estarão em jogo hoje à noite e a maior curiosidade que tenho é ver o desempenho do Jon Stewart como apresentador dos Oscars.

12:17 da manhã  
Blogger Zé Pedro said...

Também os vi todos e discordo na melhor realização: acho que o prémio foi bem entregue.

Quanto ao Munique, para mim a adaptação da obra ao screnplay está péssima - o pace é muito mau e essa falta de ritmo prejudica a forma como o filme se desenvolve, a fazer lembrar outros flops do Spielberg como o AI. Dá ideia que quando quer fazer um filme com dimensão erudita, o homem dá sempre uma toada contemplativa, formula que apenas funciona se for provida de sentido. A fotografia é no entanto magnífica: retrata na perfeição a época e o que se filmava na época. Não fosse ser uma bosta e passava por um filme dos anos 70 (nesse tempo é que se sabiam escrever guiões).

11:03 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home