mp

sábado, dezembro 27, 2008

Aldeia dos pescadores. Vila Franca.

Bom ano!

terça-feira, dezembro 23, 2008

O governo é mau! Cavaco, resolve!

Alertado por isto cheguei a isto. Os resultados em bruto da sondagem são particularmente interessantes. Parecem contraditórios, mas complementam-se.

Primeiro ponto: 60% dos portugueses avaliam o desempenho do governo como Mau ou Muito Mau. Apenas 35% o vêem como Bom ou Muito Bom. 89% acrescentam ainda que o estado da economia é negativo e grande parte acredita que a situação de várias áreas da governação vai piorar em 2009. Os resultados do PS deviam ser desastrosos... mas não são. Reúne 21% das intenções de voto brutas nas legislativas (41% dos votos válidos, aquele número que reflecte o possível resultado eleitoral), com larga vantagem para o PSD. O governo é mau para a maioria, mas o PS contínua à beira da maioria absoluta, com descida na oposição mais próxima. Do mal, o menos: 56% dizem que nenhum partido faria melhor.

Melhor, só mesmo Cavaco Silva. Conflito entre Belém e São Bento por causa do Estatuto dos Açores e de outras leis polémicas?! Esqueçam! Só mesmo na cabeça dos jornalistas. A maioria acredita que a relação com o governo é boa, não se alterou no último ano e vai ficar na mesma. Cavaco Silva conseguiu ser alguém que não é visto como de Direita nem Esquerda (60%), que tem uma acção independente sobre o governo (56%) e que até devia ter uma acção mais interventora sobre as acções de José Sócrates (64%).

Olhar para os resultados brutos pode ser ainda mais interessante: pouco mais de 20% dos eleitores pode dar uma maioria absoluta ao PS, mas mais de 60% pedem mais intervenção a Cavaco Silva.

Simplista, o resumo da opinião de quem vota pode ser este: O governo é mau. A oposição consegue ser pior. Cavaco, ajuda-nos!

terça-feira, dezembro 16, 2008

Um ângulo completamente diferente daquilo a que (pelo menos eu) estou habituado.



Vale a pena andar pela outra margem.