mp

segunda-feira, maio 25, 2009

Marrocos, III

segunda-feira, maio 18, 2009

Marrocos II

sexta-feira, maio 15, 2009

Marrocos, 2008. Um local fantástico aqui tão perto.

Etiquetas: , ,

sexta-feira, maio 08, 2009

quinta-feira, maio 07, 2009

O jornalistiquês

Há um fenómeno a que podemos chamar "jornalistiquês": explorações de temas ou hipóteses mais ou menos prováveis, que na prática interessam a meia-dúzia de almas, mas que os meios de comunicação exploram à exaustão e que fazem sucesso entre os jornalistas.
Escrevo, hoje, sobre o Bloco Central. Este é apenas uma hipótese que depende de uma série de variáveis: votos dos portugueses; vontades dos partidos e seus líderes; conjuntura política e económica.
Se quiser ser sincero, nenhum político pode excluir essa hipótese. Dizer um claro "Sim!" ou "Não!" seria um absurdo e quase astrologia prevendo um futuro que como todos sabem é incerto. Mas os jornalistas (onde me incluo) gostam de explorar um tema que por uma ou outra declaração passou (sem grande justificação real) a estar na ordem do dia. Fazer perguntas a todo e qualquer político que se considere ter algum peso no partido: concorda, não concorda, admite? Quem é sincero, dá a sua opinião e diz o óbvio que se resume numa ideia: "tudo é possível". A notícia passa a ser que "x admite Bloco Central", parecendo para o povo que até concorda com a opção, mesmo que na prática seja algo de que à partida não gosta ou só vê como último recurso.
A comunicação é um fenómeno estranho.

quarta-feira, maio 06, 2009

Os nomes dos barcos mereciam um blog só dedicado ao tema e várias teses de doutoramento. É todo um mundo novo à espera de ser explorado.

Etiquetas: , ,

segunda-feira, maio 04, 2009