mp

terça-feira, maio 31, 2005

Até os reformados

Admito. Gostemos ou não de José Sócrates, a verdade é que tem mostrado coragem nos últimos tempos.
É verdade que a estratégia de preparação dos portugueses para o aumento de impostos e corte de regalias foi magistralmente bem feita - silêncio que chegue até à palavra final dos técnicos (não políticos) que avaliaram o estado do Estado. E dramatização suficiente para depois anunciar exactamente o contrário do que se prometeu para ganhar votos.
Mas depois dos trabalhadores, empresários, fumadores, automobilistas e outros, o Governo resolveu, como dizia hoje a capa do Correio da Manhã, atacar os reformados.
Os velhos são como os mortos: nunca se atacam. Só se lhes dá (promete na maioria dos casos) direitos. E nenhum político se atreve a anunciar que lhes vai tirar dinheiro.
O aumento do IRS para os reformados só poderia mesmo ser anunciado com o trabalho prévio de dramatização do défice. Mas mesmo assim seria difícil algum político o implementar. O Governo teve coragem - com razão ou não, não sei. Falta saber se o futuro prevê mais medidas do género. Com outro partido ou primeiro-ministro no poder, o que não se diria desta e de outras mudanças anunciadas pelo novo Governo...