mp

sábado, fevereiro 14, 2009

A crise

Estou farto da crise. Parece uma bola de neve. Uma avalanche sem paragem à vista.
Não sou pessimista: nem tudo é mau e muito até é bom.
Sou um priviligeado, sortudo, como queiram. É verdade, podem criticar, e esse é o meu ponto de vista. Não tenho filhos, pais em dificuldades ou casa para pagar. Mas olho à volta e não vejo o fim do mundo nesta ponta da Europa.
A famosa crise também tem pontos positivos: consumiamos de uma forma genérica demais. Poupança, quase zero.
Uma imagem que vi à semanas engordava ou emagrecia o mapa mundo conforme a riqueza de cada país. África parecia um palito; a Europa uma senhora gorda.
Não quero ninguém no meu país a viver como se vive do outro lado do Mediterrâneo. Mas porque devem eles viver mal e nós (ou eu) bem? Quando vou jantar nem me lembro disso.
Em Portugal há um Estado. Bom ou mau (depende da comparação), ajuda muitos dos que "caem" em dificuldades. Há apoios sociais. Subsídios. Educação. Sistema de saúde.
Vale a pena tanta preocupação? Ou vivemos mesmo assim num "mundo" que para biliões continuaria a ser o paraiso?