mp

terça-feira, dezembro 20, 2005

Idades e pantufas

A I República ainda vigorava em Portugal. Salazar dava aulas de Finanças por Coimbra. As mulheres não votavam. África estava colonizada por europeus. Hitler fundava o partido Nazi, ia esperar alguns anos até dominar a Alemanha e a II Guerra Mundial apenas estaria nas visões de uma bola de cristal afortunada. Assim andava o Planeta quando Mário Soares nasceu em 1924.
No debate de hoje, o candidato presidencial apoiado pelo PS não ganhou o meu voto. Mas ganhou a admiração de alguém que, pela idade, nunca o viu debater.
É verdade que as sondagens não lhe davam outra hipótese se não atacar, atacar e voltar a atacar Cavaco Silva sem tréguas naquela que será, provavelmente, a única hipótese de afrontar o anunciado vencedor das eleições de 22 de Janeiro.
Mesmo assim, a força que impôs nesse ataque ininterrupto a Cavaco dificilmente nos deixa lembrar que Mário Soares tem 81 anos e, pela lei da vida, já devia estar de pantufas em casa a ver o final da novela da TVI.
Pode ter-se candidatado por pura ambição política que dificilmente poderia concretizar à medida que vai sendo mais velho. Mas no lugar de Soares uma série de políticos mais novos optaram por ver a ficção portuguesa na televisão.