mp

domingo, dezembro 18, 2005

Mama, mama, mama

Em Portugal há um mito: durante anos, sobretudo com Cavaco Silva a primeiro-ministro, o país recebeu um milhão de contos por dia da Europa. Hoje, os fundos já não seriam tantos, e os desgraçados dos governos viveriam com muito menos dinheiro além do produzido pela normal riqueza criada pelos portugueses.
Gostava de saber, mas não sei quanto dinheiro Portugal recebeu nesses «anos dourados» da chulisse lusitana. Como normal cidadão que apenas lê as notícias fabricadas nas redacções, limito-me, por agora, a fazer as contas ao que a comunicação social me dá como dinheiro que Portugal vai receber no novo orçamento da União Europeia para o período 2007-2013: 22,5 mil milhões de euros (aqui e aqui). Um valor «excelente» e «ainda melhor» do que aquilo que o Governo nacional esperava, garantiu José Sócrates, que como todos os políticos nacionais pedinchou até à exaustão mais uns euros para o país. Até o PSD bateu palmas ao Executivo PS.
Vamos a contas. Seis anos têm cerca de 2 190 dias. 22,5 mil milhões de euros a dividir por 2 190 é igual a 10 milhões de euros. Ou seja, 2 milhões de contos por dia na moeda antiga. Alguém me explica este enigma?