mp

sábado, dezembro 03, 2005

«Portugal é o maior emissor de gases com efeito de estufa da União Europeia», garantem as notícias. É tão bom sermos os maiores em algo.

5 Comments:

Blogger Zé Pedro said...

Essa notícia prova mais uma vez a ignorância da classe jornalística nacional. Aliás, é falta de bom senso - somos PERCENTUALMENTE, PER CAPITA, o maior produtor. As nossas fabriquetas todas juntas produzem menos gases do que Paris a uma sexta à noite.

Com alguma boa vontade, talvez sejamos o país com os jornalistas mais incompetentes.

10:09 da manhã  
Blogger Guedes said...

Li de novo a notícia e só falam de crescimento previsto da poluição em Portugal para os próximos anos. E nesse ponto seremos mesmo os piores.
É óbvio que a Alemanha, a França, a Itália e outros, poluem mais do que nós globalmente. Mas se dividirmos a nossa poluição pela população e vemos que cada português, isolado, polui mais do que qualquer outro cidadão da Europa, então Portugal é mesmo o maior poluidor real da Europa. "Soltamos" mais gases do do que deviamos face aos nossos 10 milhões de habitantes.

Usa PER CAPITA num título e vais ver quantos portugueses percebem.

1:18 da tarde  
Blogger Zé Pedro said...

Atenção que não discordo uma letra do que dizes. Simplesmente acho que és demasiado complacente com a incompetência dos nossos colegas...

Viva a meritocracia.

---

É uma pena não encontrar o pivot da SIC, para mim o melhor (pior exemplo) para esta notícia. No entanto, deixo uma reflexão:

“Portugal é pior emissor de gases

Portugal irá aumentar as emissões de gases com efeito de estufa em 42,2 por cento em 2012, tornando-se o Estado membro da União Europeia mais poluente neste domínio, segundo um relatório da Comissão Europeia revelado quinta-feira.

Expresso, 2 de Dezembro”

Tudo bem que isto é da Lusa e quem trabalha para a Lusa escreve com os pés. Mas há o brio de quem “adapta”. Vais desculpar-me mas quem dá três euros pelo Expresso sabe o que é “Per Capita”.

O facto de eu este Natal gastar mais 20% do que no ano passado em compras e o Belmiro de Azevedo gastar apenas mais 5% não faz certamente de mim mais gastador do que ele. O senso comum só não se aplica se estivermos a aplicar o conceito a outra base que não a global. Mas aí é necessário especificar.

Aulinha de escrita jornalística para quem escreveu esta bosta e para quem adaptou: “Segundo um relatório da Comissão Europeia revelado na quinta-feira, Portugal irá aumentar em 2012 as emissões de gases com efeito de estufa em 42,2, tornando-se o Estado membro [não conheço o livro de estilo do Expresso mas ou colocaria Estado-membro ou apenas Estado] da União Europeia com o maior aumento da poluição neste domínio, relativamente às metas traçadas”.

Mal escrita mas com boa informação está esta:

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=114&id_news=203524

Também adaptada da Lusa, mas como tem lá a informação toda, não há lugar a interpretações divergentes.

Ou seja, ou metam tudo ou resumam bem.

2:20 da tarde  
Blogger Guedes said...

Isto é uma conversa de loucos, mas pronto.

Segundo a TSF (que não sei se se baseia na Lusa), "Portugal vai ser o pior emissor de gases da UE"
Nenhum texto que tenha encontrado é claro. Mas a ideia com que fico (e não devia ter ideias, mas sim certezas depois de ler um texto jornalistico sem ambiguidades...) é que com o aumento previsto na emissão de gases para os próximos anos, em 2012 Portugal será o maior poluidor Per capita da UE.

Mas a história está muito estranha...

4:50 da tarde  
Blogger Zé Pedro said...

Eu também acho que é uma conversa de loucos mas eu tenho desculpa porque estou febril. Febril mas a querer ir até ao fundo da questão:

O Press Release que deu origem às notícias pode ser encontrado em

http://europa.eu.int/rapid/pressReleasesAction.do?reference=IP/05/1519&format=HTML&aged=0&language=EN&guiLanguage=en

Nessa página está um link para a versão em word ou PDF, mais completa com um gráficos todos giros. Ora se as dúvidas ainda existirem, basta referir o documento

http://europa.eu.int/comm/environment/climat/pdf/emission_trading2_en.pdf

Onde na página 12 está uma tabela com as emussões de gases de 99 até hoje.

6:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home