mp

quarta-feira, julho 16, 2008

Serviço público: pequenos pedaços de plástico

Desde que me lembro que tenho uma dúvida.
Uma dúvida que me assalta cada vez que vou à praia: "que raio de bolinhas de plástico são estas que encontro quase sempre na areia e que junto aos molhos como se fosse uma colecção sem sentido que rapidamente volto a deixar no sítio onde a encontrei?".

A resposta nunca chegou. Até ontem, num livro que relata como seria o Mundo se de um momento para o outro nós, humanos, morrêssemos todos (link por aqui).

Parece que as putas (desculpem a palavra, mas merecem) das bolinhas por norma deformadas de plástico existem por todo o lado e estão a pôr em causa os ecossistemas marinhos. Pior: se de um dia para o outro morrermos todos, as mesmas vão continuar no mar ou na praia, a apanhar sol, durante milhões de anos.

Acho que fiquei com a curiosidade satisfeita.