mp

terça-feira, junho 07, 2005

O Drama Social

Com tanta gente a passar fome no Mundo, a minha última preocupação (não a única, é verdade), centra-se em roupa. Não que me interesse o tema saldos - ainda não desci tão baixo. Mas, dentro de algumas semanas tenho um casamento. Não o meu, mas de um amigo, que assim me abrigou a, ao fim de vários anos a escapar-me, ir a uma dessas "belas" cerimónias onde todos têm de estar “bem vestidos”.
Em primeiro lugar, onde está escrito o conceito de "bem vestido"? Para a maioria, será (no caso masculino) fato e gravata - o objecto mais inútil à face da Terra. Para mim, não. O drama é que, depois de uma vida inteira a "fugir" de casamentos - tirando aqueles em que, enquanto miúdo, a mãe me obrigava a ir, mas onde ainda impunha as minhas regras -, agora terei –que vestir qualquer coisa diferente daquilo que uso normalmente e preenche o meu guarda-roupa.
Na minha visão, umas calças normais e uma camisola vulgar seriam suficientes. Ténis também já sei que não devo levar, mas não percebo porquê. Porque é que a roupa que uso todos os dias não serve para um casamento?
A gravata continua a ser uma ideia posta de lado, mas ao resto parece que vou ter de me render. Ninguém me obriga (a não ser a minha consciência) mas sei que desta e a partir de agora não me escapo.