mp

terça-feira, setembro 06, 2005

Casa ou Cavaco

Aproveitando a onda política do Ravelis, aqui vai a minha posição sobre as presidenciais.

Para além das candidaturas fantoche de Jerónimo e Louçã, que apenas servem para ganhar tempo de antena, entre Soares e Cavaco, o ex-primeiro-ministro do PSD também me parece ser a única alternativa ao voto em branco ou à abstenção – opção que ultimamente tenho cultivado no dia das eleições.

Por norma, não gosto de partidos. Apesar de ainda não lhes ter encontrado uma alternativa, parecem-me ser das organizações mais aberrantes e até menos democráticas do sistema político. Ter de concordar com tudo o que o líder decide não me entra na cabeça...

As presidenciais são das raras eleições em que, pelo menos na teoria, os partidos não exercem um total e absoluto controlo sobre as candidaturas. Mário Soares até podia ter 100 anos. Mas o que mais me irritaria na sua candidatura seria à mesma o facto de a candidatura ter arrancado não devido à iniciativa do próprio, mas porque um partido o apoiou.

O próprio Soares começou por dizer que apoiaria sempre o candidato que o PS escolhesse e só admitiu a hipótese de se candidatar depois de o líder do partido, José Sócrates, ter vindo a público dizer que gostaria de ver o ex-Presidente de novo em Belém.
Por muito que afirme que não será «um candidato do PS, mas sim um candidato nacional», Soares ficará sempre com a dívida de apenas ter avançado porque os socialistas lhe pediram para o fazer. Como disse o antigo Chefe de Estado, «apesar de legalmente não terem candidatos, são os partidos quem acaba por decidir os nomes». Uma decisão completamente desnecessária quando falamos de alguém com o estatuto de Mário Soares. Se até o ex-Presidente da República depende dos partidos...

Cavaco Silva é uma incógnita. Será certamente candidato. No entanto, pouco me lembro dos seus tempos de governo. Pode ser arrogante ou autoritário, mas ao menos não parece depender tanto do PSD.

Até 2006 decido se volto a ficar em casa no dia das eleições.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O Cavaco aliás fopia até ha bem pouco tempo um dos maiores opositores da direcção do PSD, apesar do constante apoio á sua candidatura a Presidente.

1:11 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home