mp

sexta-feira, dezembro 09, 2005

RTP Memória

Minuto 69. "Depois de indicação do seleccionador, um jogador angolano cai no relvado". Assim acabou o último Portugal-Angola, realizado no velho Estádio de Alvalade em Novembro de 2001. Com apenas sete jogadores e as substituições esgotadas, uma lesão implicava o final do encontro. E como se adivinhava desde o magote de substituições aos 51 minutos, a «lesão» (simulada) aconteceu.
Portugal ganhou 5-1. Mas o jogo começou logo quente e marcado por uma expulsão de um jogador da equipa africana aos 16 minutos. Revoltados com a arbitragem num jogo contra a antiga potência colonial, os jogadores angolanos e a vasta comunidade imigrante daquele país, que enchia as bancadas, perderam a cabeça. As expulsões sucederam-se.
No final antecipado, os animadores aconselham os espectadores a não se dirigirem ao metro do Campo Grande devido a incidentes no exterior do estádio, que obrigaram a intervenção policial.
Em Junho do próximo ano, Portugal joga com Angola no primeiro jogo de ambas as equipas na Alemanha. A equipa africana estreia-se no maior torneio do futebol do Mundo.