mp

sexta-feira, março 31, 2006

Chinesices

Durante anos, fui a restaurantes chineses sem comer. A mãe insistia, e eu ficava a olhar para aquela comida esquisita, diferente dos habituais bifes com arroz branco ou batatas fritas de que gostava. Um dia, não sei bem quando ou porquê, engoli qualquer coisa.
Esquisito como sou, contínuo a não comer tudo. Mas gosto bastante de alguns pratos que só encontro no chinês. E tenho um restaurante em particular, perto de casa, onde a comida me sabe bastante bem. Os donos, uma típica família chinesa, são bastante simpáticos e até já me cumprimentam quando os vejo na rua.
Entretanto, fui ouvindo muitas histórias: que as cozinhas dos chineses são sujas; ou que a carne pode ser de gato e cão. Resisti a tudo, e contínuo a ser cliente habitual, apesar de me recusar a tentar olhar com atenção para a cozinha.
Hoje, vi várias notícias de uma mega-inspecção a restaurantes chineses. Da Operação Oriente, filmada e mostrada pela SIC, resultaram 14 estabelecimentos fechados, de um total de 130 locais inspeccionados. Quase 90 por cento dos casos analisados apresentaram algum tipo de problema, o que contrasta com a média de 33% verificada em outras acções de fiscalização na restauração em geral.
E agora? Esqueço a realidade dos números, eventualmente exagerados por um excesso de zelo dos inspectores? Ou continuo a dizer: o que não mata engorda?

3 Comments:

Blogger Leididi said...

O que não mata engorda, pááááaá´!!
Se bem que não sei o que será pior: morrer ou engordar :p

9:56 da manhã  
Blogger triple x said...

Eu acho q tb deviam fazer inspecções a outros restaurantes ñ só aos chineses. Eu ñ sou grande fã de comida chinesa, mas sempre q vou a esses restaurantes parecem-me limpos e asseados como todos os outros, e ao menos os empregados da restauração chinesa, andam sempre com sorriso nos lábios.

10:51 da manhã  
Blogger Guedes said...

Eles também fazem inspecções noutros restaurantes. E posso-te dizer que são uns picuinhas que qualquer das nossas cozinhas de casa era encerrada para todo o sempre.

Leididi, se algum dia te odiar, já sei que feitiço te vou lançar: ENGORDA!!!

1:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home