mp

domingo, julho 20, 2008

O regresso da praia de Algés

Há muitos anos a praia de Algés foi uma praia chique. A Torre de Belém ficava para os pobres.
Assim me explicou um dia a minha avó. O relato refere-se há décadas e décadas atrás, quando as mulheres não usavam bikini e os homens usavam sempre bigode.
Com os anos, a água do Tejo ficou cada vez mais suja, os relatos de golfinhos desapareceram e tomar banho só em praias cada vez mais distantes de Lisboa.
Eu próprio, lembro-me mal, mas sei que tive as primeiras experiências de Verão na próxima praia de Caxias – a três estações de comboio de casa. Aos poucos, fui-me afastando: Santo Amaro de Oeiras, depois Estoril, mais tarde Costa da Caparica, onde hoje raramente ponho os pés.
Ontem fiz o percurso que vai de Carcavelos à ponte 25 de Abril e já esperava encontrar muita gente nas praias. Numa conjugação de água ligeiramente menos suja com uma crise económica visível em pequenos gestos do dia-a-dia, as areias próximas de Lisboa são cada vez mais frequentadas.
Em Algés sempre houve meia-dúzia de velhotes fieis aos hábitos antigos de ficar por ali no Verão a apanhar Sol e de vez em quando molhar os pés. Ontem, não faltava muito para a praia estar cheia.

Etiquetas: , , ,

1 Comments:

Blogger Anette said...

A minha mãe também me conta essas idas à praia ali na linha... hoje, é como dizes, só mesmo as dificuldades económicas justificam que as pessoas tomem banho em praias sujas.

12:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home