mp

terça-feira, setembro 06, 2005

As coisas que um gajo descobre

Extinto há milhares de anos, o mamute ainda é hoje uma fonte de riqueza. A novidade acabou de me chegar directamente através de um canal de televisão que dá pelo nome de 2: e deixou-me estupefacto.
Sem elefantes, a Rússia é hoje o principal exportador de marfim, num negócio que parece estar a aumentar, desde que o parente mais novo do mamute passou a estar protegido pelas leis internacionais. A venda do marfim fossilizado destes animais pré-históricos, apesar de mais barato, foi considerada uma boa alternativa e os defensores deste mercado dizem que há ainda dez milhões de mamutes enterrados sob a tundra siberiana, bem como na China.
Alguns especialistas consideram, no entanto, que os fósseis não são uma fonte inesgotável e que quando os caçadores os extraem, podem destruir informações científicas valiosas. Uma espécie de segunda extinção do mamute, que muitos defendem já ter desaparecido da Terra devido à caça do Homem.
As presas de mamute da foto ao lado custam a módica quantia de 7 000 dólares numa página da internet à distância de um click. A russa julgo que ainda não está incluída.

3 Comments:

Blogger Leididi said...

Também vi a anunciar esse documentário na 2:!!Pareceu-me bem giro e inacreditável

12:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Também vi. É incrível a quantidade de gente que já me falou bem deste documentário. Afinal há mais pessoas inteligentes na terra do que eu supunha.
Ze Pedro

1:41 da tarde  
Blogger NG said...

Zé: sff encontra fósseis de mamute ou algo equivalente em Portugal que também dê dinheiro. Eu continuo à procura.

1:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home